O Senhor das Moscas



Título: O Senhor das Moscas
Autor: William Golding
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 220
Skoob: O Senhor das Moscas
Onde encontrar: Livraria Saraiva - Edição de bolso , Portal Ediouro






"Onda após onda, Ralph seguiu o fluxo e o refluxo até que algo da natureza remota do mar entorpeceu-lhe o cérebro. Então, gradativamente, a extensão quase infinita dessas águas obrigou-o a prestar atenção. Aquilo era o divisor, a barreira. Do outro lado da ilha, amenizado ao meio-dia pelas miragens, defendido pelo escudo da tranquila lagoa, podia sonhar com o salvamento, mas ali, ante a brutal insensibilidade do oceano, os quilômetros de distância, sentia-se prisioneiro, sem esperanças, condenado até..." (Pág. 112)


Um grupo de crianças entre 6 e 13 anos é retirado de uma cidade atingida por um bombardeio atômico, quando o avião em que elas viajam cai e eles se veem obrigadas a viverem sozinhas em uma ilha deserta. Sem a presença de adultos, eles tem que aprender a se virar sozinhos.
É como se uma sociedade estivesse sendo criada do zero, sendo que a necessidade vai fazendo com que regras sejam criadas. O problema é que sem a presença de uma autoridade ou leis, sem uma norma ou alguém que diga como eles devem se comportar­, eles deixam o instinto mandar.
Enquanto essas crianças organizam uma nova sociedade, dois líderes são eleitos e fica nítida a diferença na personalidade e nos desejos dos dois. Um acha que o mais importante é conseguir sair da ilha, mantendo uma fogueira acesa e o outro acha que o mais importante é caçar, principalmente depois que ele descobre como é bom ter o poder nas mãos, o poder de matar, nem que seja um animal.
O livro mostra que o ser humano é essencialmente ruim, que sente prazer em matar e mandar nos outros. Quando os meninos descobrem o que é ter poder, eles perdem completamente o controle em busca de mais poder.
Lançado em 1954, o livro foi recusado por 21 editoras. O título "O Senhor das Moscas" é a tradução literal da palavra Hebraica Ba'alzebul, que em português é Belzebu.

Comentários