Adaptações Literárias 2014 - Já Lançados

A ideia era escrever um texto com todas as adaptações de 2014, mas como alguns já foram lançados, eu decidi dividir em duas partes. Esses são algumas adaptações que já tiveram as suas estreias esse ano. Já assistiu algum deles? Se a resposta é sim, conta o que você achou. ^^

Confissões de Adolescentes - Maria Mariana

Baseado no livro de Maria Mariana, o filme conta a história das irmãs Tina (Sophia Abrahão), Bianca (Bella Camero), Alice (Malu Rodrigues) e Karina (Clara Tiezzi). Com o aviso do pai (Cássio Gabus Mendes) de que vão ter que se mudar do apartamento onde vivem, na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), por causa do aumento excessivo do aluguel, as meninas prometem economizar mais dinheiro e ajudar nas tarefas domésticas para tentar reverter a decisão.
Enquanto lidam com isso, cada uma vive um rito de passagem típico da idade: o primeiro beijo, a primeira relação sexual, o primeiro emprego, o primeiro rompimento...
O livro também inspirou um espetáculo teatral e uma série televisiva.

A Menina que Roubava Livros - Marcus Zusak


Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).





Academia de Vampiros - O Beijo das Sombras - Richelle Mead


O filme é uma adaptação da série best-seller Academia de Vampiros, de Richelle Mead. Com direção de Mark Waters, o filme apresenta as primeiras aventuras de Rose Hathaway (Zoey Deutch), uma dhampir - meio vampira, meio humana - no treinamento para ser a guardiã de sua melhor amiga, a princesa Lissa Dragomir (Lucy Fry), única herdeira das 12 famílias da realeza Moroi, pacíficos vampiros mortais.


Divergente - Veronica Roth


O filme é baseado na trilogia de Veronica Roth, que traz o livros: Divergente, Insurgente e Convergente.
Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

Caçadores de Obras-Primas - Robert M. Edsel



Com direção de George Clooney, Caçadores de Obras-Primas é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Robert M. Edsel. A trama inusitada mostra um grupo de curadores de arte e funcionários de museus que, apesar de não terem nenhuma experiência no campo de batalha, arriscam as suas vidas para preservar obras de arte da destruição dos nazistas. O elenco inclui Matt Damon, John Goodman, Bill Murray e Cate Blanchett, além do próprio George Clooney.



Philomena - Martin Sixmith


O filme é baseado no livro "Philomena - Uma Mãe, Seu Filho e Uma Busca que Durou Cinquenta Anos" de Martin Sixmith. A trama traz a história real de uma mãe obrigada a dar o seu filho à adoção durante a adolescência. Pelo resto de sua vida, no entanto, ela não para de procurá-lo. Entre drama e comédia, Philomena é interpretada por Judi Dench, enquanto Steve Coogan dá vida ao jornalista que a ajuda na busca.

12 Anos de Escravidão - Solomon Northup



O livro é uma autobiografia de Solomon Northup, um escravo liberto que foi sequestrado e obrigado a trabalhar em uma plantação durante doze anos, até ser resgatado por um advogado. 
Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Um Conto do Destino - Mark Helprin


Esta história fantástica, baseada no romance de Mark Helprin, se desenvolve tanto na Manhattan dos dias atuais quanto no século XIX. Durante um inverno rigoroso, Peter Lake (Colin Farrell), um mecânico irlandês, decide roubar uma imensa mansão, fechada como uma fortaleza. Ele tem certeza que a casa está vazia, mas acaba encontrando uma garota (Jessica Brown Findlay) no interior. Quando ele descobre que ela está prestes a morrer, nasce uma história de amor entre os dois.

Refém da Paixão - Joyce Maynard



Em "Fim de Verão", Joyce Maynard conta a história de uma mãe divorciada, antiga dançarina, que leva uma vida triste ao lado do filho. Esta rotina é alterada pela chegada de um homem ferido, que pede ajuda aos dois. Logo eles descobrem que se trata de um assassino, mas contra todas as expectativas, nasce uma história de amor. Refém da Paixão traz no elenco, Kate Winslet e Josh Brolin nos papéis principais, com a direção de Jason Reitman.

O Grande Herói



"O Único Sobrevivente" é uma biografia de Marcus Luttrell, um soldado treinado na elite do exército americano, e enviado ao Afeganistão para caçar terroristas. Após anos de combate, todos os seus companheiros morrem. Com o título brasileiro O Grande Herói, o filme conta com Mark Wahlberg no papel do protagonista. 


Quando eu era Vivo


Baseado no livro "A Arte de Produzir Efeito Sem Causa", de Lourenço Mutarelli, o filme: "Quando Eu Era Vivo", tem direção de Marco Dutra. Após divórcio, Júnior (Descartes) volta para a casa do pai (Fagundes), onde encontra uma inquilina (Sandy) em seu antigo quarto. Distante do pai, o homem desenvolve uma obsessão pelo passado da família, sobretudo pela história da mãe, já morta. Essa busca revelerá segredos perturbadores, que colocarão em risco a sanidade mental de Júnior.

Comentários