Clube da Luta - Chuck Palahniuk

Título: Clube da Luta
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
Skoob: Clube da Luta

"Tyler achava que conseguir chamar a atenção de Deus sendo mau era melhor que não conseguir atenção nenhuma. Talvez porque seja melhor o ódio de Deus do que a indiferença Dele."

Sinopse

Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro foi filmado em 1999, Por David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que possui duas nomeações ao Oscar, que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.


Eu já tinha ouvido falar muito do filme, mas nunca cheguei a assistir. Um dia o estagiário chegou no trabalho com o livro e eu obriguei ele a me emprestar (porque estagiário não tem nem direito de recusar. rs). No início eu fiquei meio confusa com a forma que o autor escreve, mas depois acostumei e adorei. Fora isso, eu quase tive um surto psicótico com o final, mas sobrevivi. :D

"Já eu convivi com meu pai por uns seis anos, mas não me lembro de nada. Ele começa uma vida nova com outra família em outra cidade a cada seis anos. Isso não parece muito com ele formando uma família, e sim com ele abrindo uma franquia."

O livro traz um protagonista extremamente insatisfeito, apesar de ter um bom emprego e uma vida tranquila. Ele sofre de insônia e frequenta grupos de apoio a pessoas com todos os tipos de doenças, para ver que tem pessoas com problemas muito maiores que o dele. Apesar de não querer cometer suicídio, ele sempre pensava em morrer em um acidente de avião.
E é bem no meio dessa vida chata e pensamentos estranhos, que ele conhece Tyler Durden. No início eles cometiam pequenos (e nojentos) delitos, mas com o tempo as coisas foram crescendo e tomando proporções absurdas (quem já assistiu "A Onda", vai entender. rs) e coisas como fazer xixi na sopa de pessoas da alta sociedade, já não era grande coisa e o que começou com eles dois, terminou em um grupo enorme de "baderneiros", com objetivos maiores do que simplesmente "sacanear a burguesia".
O livro é diferente de tudo o que eu já li e confesso que em algumas partes é um pouco chocante, mas é incrível. Eu queria contar mais um pouco, mas tô com medo de ter spoiler (spoiler não é vida, spoiler não é legal), então eu vou parar por aqui, mas antes vou deixar a minha quote preferida do livro. ^^

"Um minuto era o suficiente, Tyler falou, a pessoa tinha de trabalhar duro para fazer aquilo, mas um minuto de perfeição valia o esforço. Um momento era o máximo que você poderia esperar de algo perfeito."



Comentários

  1. Oi Dani!
    Nossaa eu fico super curiosa p conhecer esta obra, estou adorano os clássicos! Tb não assisti o filme não, mas odeioo ver o filme antes de ler qualquer livro, então já que eu quero ler, vou esperar p ver né? hahha
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Leia mesmo. Vale muito a pena!
      Se já esperou até agora, espera mais um pouquinho. rs
      Beijo

      Excluir
  2. Oi, Daniella! Eu nunca li Clube da Luta (ainda), mas li Condenada, do mesmo autor, e tenho que concordar que algumas cenas que ele escreve realmente tendem para o chocante e/ou nojento. Mas é um excelente autor, e as questões levantadas por ele são ótimas! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tici!
      Então você realmente precisa ler Clube da Luta! É muito, muito, muito bom. ^^
      Beijo

      Excluir
  3. Oi Dani!
    Eu assisti o filma já faz um tempo, e me lembro de ter gostado, mas não tanto quanto as outras pessoas, agora preciso ler o livro, q é super elogiado por todos.
    Sua resenha ficou ótima, e spoiler realmente não é vida, rsrsrs
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi o filme, mas prometo que vou ver logo. rs
      O livro é muito, muito, muito bom! Leia mesmo. ^^
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário