Serial Killers - Anatomia do Mal

Título: Serial Killers - Anatomia da Mal
Autor: Harold Schechter
Editora: DARKSIDE
Páginas: 473
Skoob: Serial Killers

"Nossa tendência para mitificar serial killers - de vê-los não como criminosos predadores, mas como criaturas sobrenaturais e malignas - é reforçada pelo hábito da mídia de identificá-los com apelidos chamativos. Esse estratagema sensacionalista (projetado para vender jornais explorando nosso fascínio primitivo e infantil por monstros) começou com "Jack, o Estripador" - primeiro psicopata da era moderna transformado em celebridade -, e continua até hoje." (pág. 124)

Na verdade eu terminei de ler esse livro há um tempinho já, mas travei na hora de falar sobre ele. É um livro extremamente denso e maravilhoso e apesar de sempre ter gostado de ler sobre serial killers, confesso que em vários momentos o livro me chocou e eu tive que dar uma parada para respirar. Ler histórias sobre serial killers é uma coisa, mas ler (algumas vezes em detalhes) o que os assassinos da vida real fizeram é bem diferente.
Primeiro eu vou falar sobre o conteúdo do livro. Já no sumário você percebe a complexidade do assunto e as diversas particularidades de cada tipo de serial killer (sim, não é tão fácil definir essa galera).





O autor começa explicando a origem do termo, as definições e categorias (em série, em massa e relâmpago). Depois de explicado o termo, ele parte para quem são realmente os serial killers, os traços característicos e os diferentes tipos como Barbas Azuis, pais de família, casais assassinos, famílias assassinas, enfim... e para cada tipo de assassino, ele traz um exemplo real, que são os estudos de caso, onde você consegue ver na "prática" do que eles realmente são capazes. No capítulo 3, ele traz a história dos serial killers através dos tempos e divide isso em séculos e décadas, mostrando os principais nomes como a Condessa Sangrenta, Drácula (Vlad, O Empalador), Jack, O Estripador e o Assassino do Zodíaco. No capítulo seguinte ele associa o sexo e os serial killers, falando das diversas parafilias que os envolve. O capítulo 5 traz uma série de motivos que levam os serial killers à matar, como por exemplo danos cerebrais, abuso infantil e ódio da mãe. O capítulo 6 fala sobre os assassinatos em si, as áreas de caça, presas, métodos, assinaturas e troféus. O capítulo 7 traz a Galeria do Mal - Dez Monstros Americanos e conta a história de nomes como Belle Gunnes, H.H. Holmes, Albert Fisher, Ed Gein, John Wayne Gacy e Jeffrey Dahmer. O penúltimo capítulo fala sobre o final dessas histórias, os perfis criminais, suicídio, punição, inocentes por alegação de insanidade mental e casos sem solução. Por fim, o capítulo 9 trata sobre o serial killer na cultura pop e mostra como os assassinos em série são retratados na arte,música, literatura, filmes, seriados e traz uma lista com indicações como Hannibal, Dexter, Psicose e O Verão de Sam. O livro traz ainda uma bibliografia para quem quer saber mais sobre o assunto.
Passada a parte do conteúdo, eu quero falar um pouquinho sobre as características físicas do livro.


 Uma coisa que me chamou atenção desde o início foi o fato de o livro já vir com as partes "importantes" destacadas em amarelo, como se fosse marca texto, o que dá um ar de "apostila" (o que faz todo o sentido pra mim, já que funciona bem como material de consulta).
Além disso, o livro é bem ilustrado tanto com fotos dos criminosos, quanto com ilustrações.





Eu não sei quanto a vocês, mas eu acho que a DarkSide está de parabéns.
Depois de ler o livro eu cheguei a algumas conclusões.
O conteúdo do livro muitas vezes é pesado, é extremamente informativo, não é uma leitura muito fácil e tranquila e se me perguntarem se eu indico a leitura, minha resposta é sim e não. Indico essa leitura a todas as pessoas que, assim como eu, tem interesse no assunto, mas se você é do tipo que prefere uma leitura mais leve, eu acho melhor deixar pra lá. Mas essa é a minha opinião. rs

Era para esse texto ter ficado pronto ainda na dia 23 de abril, mas como já são meia noite e 24, aqui fica o meu "Feliz Dia Mundial do Livro" atrasado. ^^

Comentários

  1. Oie! Tudo bem?

    Adorei a resenha! *-* Eu já conhecia o livro e estou super doido para ler ele, pelo amor de Deus, quando vi essa foto do palhaço minha coulrofobia atacou com força, credo!

    Mas com certeza irei ler! As edições da DarkSide são sempre incríveis :3

    Tô te seguindo ;)

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhonatan!
      Menino, eu sou apaixonada pelos livros da DarkSide. Eles são sempre tão caprichosos, né?
      Pule a parte do palhaço, mas leia o livro. kkkkkkkkk
      Vale a pena. ^^
      (amei seu blog e já segui. rs)
      Beijo

      Excluir
  2. Olá,
    A Darkside arrasa nas publicações, esse livro deve estar lindo visualmente, como a maioria dos da editora. Confesso não ter muito interesse em realizar a leitura, mas a parte gráfica encheu meus olhos <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Amo de paixão as publicações da Darkside. Eles capricham muito! *-*

      Beijo

      Excluir
  3. Olá Daniella!
    Primeira vez aqui no seu blog e já comecei a te seguir! Gostei bastante por você resenhar um livro que eu ainda não conhecia. Adoro novidades e dicas boas de leitura.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu acho que particularmente eu não me daria bem com esse livro, não! Exatamente por conta do detalhismo e tudo o mais, mas tenho amigas que são apaixonadas por essa temática então vou recomendar o livro para elas! :) Bjs

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tici!
      Recomende sim. Para quem gosta do tema, esse livro é um prato cheio. ^^
      Beijo

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?

    Eu achei essa capa maravilhosa. Meu amigo tem o livro e ele gostou bastante. Quero ver se consigo ler ainda nesse ano!

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, que bom encontrar uma conterrânea. haha Também sou Baiana. Comprei "Psicose" e será o primeiro livro desse gênero que estarei lendo. Estou super ansiosa ! Deve ser maravilhoso. Todas as críticas que vi a respeito são positivas. Inclusive SK - Anatomia do Mal também sempre vejo bons comentários. Acho que vou adicioná-lo a minha lista. hahah

    Beijooo,
    Luana
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que massa achar uma baiana aqui. ^^
      Não li Psicose ainda, acredita? Mas está na minha lista e eu vou dar um jeito de ler logo. ^^
      Beijo

      Excluir
  7. Oiiiiiii, tenho curiosidade para ler mais livros do gênero, confesso que raramente saio da minha zona de conforto mas fiquei bem inclinada em Anatomia do Mal, parece ser bem intenso mesmo e fiquei curiosa!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joi!
      Eu entendo a sua zona de conforto, porque na verdade essa é a minha. rs
      Mas vale a pena ler Anatomia do Mal. ^^
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário