[resenha] A Vida na Porta da Geladeira

Título: A Vida na Porta da Geladeira
Autora: Alice Kuipers
Editora: Martins Fontes
Páginas: 226
Skoob: A Vida na Porta da Geladeira




"A máquina de lavar louça está cheia. Hoje tivemos um dia triste no trabalho, Claire. Lembra do bebê prematuro que nasceu em janeiro? Provavelmente não lembra, acho que não, bom, fiquei observando aquele bebezinho, uma menina, acho que ela era meu fiozinho de esperança nesta história. Morreu hoje de tarde. Era tão pequenininha! Estou um pouco deprimida. Vou caminhar à margem do rio. Ontem a notícia não foi boa. Parece que há algum tipo de complicação. Mamãe"

Saindo um pouco da minha zona de conforto (leia-se terror, distopias e livros com psicopatas), hoje eu vou falar sobre um livro que eu li há MUITO tempo e acabei relendo hoje. Sim, ele é tão curtinho, que você lê em uma sentada.

A Vida na Porta da Geladeira conta a história de Claire, que tem 15 anos e sua mãe. As duas quase não se encontram, já que a mãe é obstetra e tem uma rotina bem atribulada no hospital. Quando a mãe está em casa Claire está na escola ou com amigos e namorado e quando Claire está em casa a mãe está no trabalho. Para conseguirem se comunicar, as duas escrevem recados e deixam presos na porta da geladeira. Elas falam tudo dessa forma, desde lista de compras e coisas sobre a rotina das duas, até notícias mais sérias. É através de um aviso na porta da geladeira que Claire fica sabendo que sua mãe está fazendo exames porque encontrou um carocinho na mama direita e também foi assim que ela soube da "complicação" que houve depois da cirurgia.

"Saí para dar uma corrida, mãe, caso você esteja me procurando. O dia está lindo, mas aposto que você ainda não parou para olhar pela janela. As flores açafrão desabrocharam, e aquelas amarelinhas que eu esqueço o nome também. Estão todas sorrindo à luz do sol...
Parece que não conversamos faz semanas. Não sei o que o médico disse sobre o tratamento e tal. Está tudo bem?

A prova foi boazinha.

Bjs.

C."

Parece estranho que um livro inteiro seja escrito em forma de bilhetes e no início eu achei que fosse sentir falta de um parágrafo mais detalhado sobre as coisas que estavam acontecendo, porque eu pensei que seria impossível explicar certas coisas por bilhetes sem parecer forçado. Eu descobri que não, não é impossível. A gente consegue perceber bem a rotina de Claire, a relação dela com os amigos e até acompanhar o relacionamento dela com o namorado. Com relação à mãe, também é muito fácil acompanhar a rotina dela no trabalho e sentir toda a angústia, ansiedade e tristeza que ela sente desde à descoberta do caroço até o tratamento do câncer de mama.


"Aconteceu tão depressa, filha... Parece que perdi o controle de tudo, e quando me olho no espelho não me reconheço mais. Será que a vida é isso?
Sinto muito, não quero sobrecarregá-la. Você tem só 15 anos.
Quando chegar, vou preparar o café da manhã para você. Volto em dez minutos.

Com amor,

Mamãe"


O livro me despertou um monte de emoções, eu ri demais em alguns momentos, quis bater em Claire em outros e chorei bastante em tantos outros. O livro é lindo, emocionante e apesar de não ter nenhum parágrafo além dos bilhetes, é completo. A gente não sente falta de nenhuma explicação a mais. Esse é um daqueles livros que eu sinto vontade de mandar todo mundo ler e eu espero realmente que vocês leiam e se emocionem tanto quanto eu. ^^

Comentários

  1. Esse é o tipo de livro que ADORO ler! Sou o tipo de pessoa que ler dramas para tentar lidar com meus dramas pessoais, para não ser engolida pela vida leio histórias de fazer chorar! Vai entender! Achei a ideia desse livro muito terna, os bilhetes que você destacou me fizeram querer ler o livro AGORA!

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaci!
      Esses livros acabam comigo, por isso leio tão pouco. haha
      As duas vezes que eu li, eu li chorando. rs
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário