[resenha] Suicidas - Raphael Montes


Título: Suicidas
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 432
Skoob: Suicidas

"Eu nunca poderia imaginar que dentro de uma cabeça havia tanto sangue. Quero dizer, na aula de biologia, em algum momento do ensino médio, eu ouvi que a cabeça é a parte mais pesada do corpo, que é cheia de sangue e blá blá blá... Mesmo assim, nunca imaginei que fosse cheia o suficiente para esguichar como um chafariz no centro de uma praça europeia."


Suicidas é o primeiro livro do escritor brasileiro Raphael Montes e o último dele que eu li. Quando eu fui no lançamento de Jantar Secreto, eu ouvi muita gente falando bem de Suicidas, dizendo que era genial e que apesar dos outros livros do autor serem maravilhosos, esse ainda era o melhor. Na época eu já tinha lido todos os outros e não conseguia decidir qual era o meu preferido, então como as pessoas podiam dizer com tanta certeza que Suicidas era o melhor?
O livro conta a história de nove jovens da elite carioca que decidem jogar roleta russa, mas a forma como os corpos foram encontrados sugere que as coisas não foram tão simples. Os acontecimentos são narrados do ponto de vista de Alessandro e é através dele que descobrimos quem são os jovens, seus motivos e o que aconteceu no porão onde os corpos foram encontrados. Além das anotações de Alê, o leitor também acompanha parte das investigações policiais através da transcrição de uma reunião entre a polícia e as mães dos adolescentes mortos, que acontece um ano após a tragédia. Na reunião é feita a leitura das anotações de Alessandro e juntas, as mães e a polícia tentam entender o que aconteceu.
Quando eu li a sinopse do livro a primeira vez, eu pensei: pronto, os meninos vão fazer uma rodinha, se matar e aos poucos a gente vai descobrindo os motivos que levou cada um a cometer suicídio. Acontece, meus caros amigos, que nem tudo é tão simples quando se trata de Raphael Montes. O autor tem um dom para o bizarro que é difícil encontrar por aí (eu juro que tô dizendo isso de forma positiva). Suicidas nunca fica monótono e a cada capítulo o leitor é surpreendido de alguma forma. O final é tão sensacional que eu demorei um pouco pra digerir e foi bem difícil passar por isso sem ter com quem conversar, porque a única vontade que eu tinha era de sair gritando: gente, vocês viram o que esse autor fez? Então se você leu e precisa conversar com alguém sobre, eu tô aqui e eu te entendo. <3 p="">Eu queria falar um pouquinho sobre os personagens, mas eu prefiro evitar spoilers. :)
Minha opinião sobre outros livros de Raphael Montes pode ser encontrada aqui e aqui.

Comentários

  1. Nunca li nada deste autor, mas vejo que ele vem conquistando o público cada vez mais.
    Não é um gênero que eu goste tanto, no entanto, estou realmente curiosa para conhecer as obras do autor, este mesmo parece ser bem interessante.

    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu gosto muito de Raphael Montes e espero que você goste também!^^
      Beijo

      Excluir
  2. Socorro, nunca li nada do autor e nem tinha ouvido falar de Suicidas, mas só essa tua vontade de sair gritando ao ler o final já me deixou meeega curiosa. Vou pesquisar sobre o livro!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniella!
    Ainda não li nada do autor, mas li muita resenha positiva sobre o Jantar Secreto e agora vejo que Suicidas está agradando aos fãs de um thriller.
    Assim me animo a ler o Jantar secreto que já tenho em e-book
    Beijinhos

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irene!
      Jantar Secreto é muito bom também! Espero que você goste. :)
      Beijo

      Excluir
  4. Olá, Daniella.
    Eu só li um livro do autor até o momento e gostei muito da escrita dele por isso quero ler todos hehe. Eu bobeei e não comprei esse na promoção do dia das mulheres na Saraiva. Mas assim que der eu vou comprar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Espero que você goste de todos. hahaha
      Eu me apaixonei de cara.
      Beijo

      Excluir
  5. Também não conhecia o livro e nem o autor, anotando a dica

    clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani!

    Levei um susto quando você falou na resenha que era o último livro que lia dele, achando que você não tinha curtido a leitura e desistido dos livros do Raphael hahaha confesso que Suicídas é o único que tentei e não consegui ter muita vontade de prosseguir a leitura, mas de resto adoro suas obras, principalmente Dias Perfeitos, bom demais! Ótima resenha, vou ver se dou mais uma chance pra Suicidas

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Eu amo demais os livros dele! hahaha
      Acho que como a escrita é um pouco diferente na parte das mães na delegacia, a gente demora um pouco pra acostumar. Tomara que você consiga dar outra chance, porque o final é surpreendente! :)
      Beijo

      Excluir
  7. Oi Dani, tudo bem? Acho que o Raphael Montes é um dos autores mais comentado nos últimos tempos, fico bem curiosa em conhecer a narrativa dele. Que bom vc gostou.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Eu amei muito todos os livros dele, espero que você leia e goste também. ^^
      Beijo

      Excluir
  8. Olá,
    Depois que li Jantar Secreto, fiquei bem curiosa pra conhecer outros livros do Raphael. Dá pra notar que ele curte as creepeza loka mesmo HAHAAHAHA.
    A premissa desse também é instigante e espero conseguir lê-lo também. Adorei que há investigação.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Ele curte mesmo! hahahhahaha
      Espero que você leia, é realmente muito bom! :)
      Beijo

      Excluir
  9. Oi!!
    Ainda não li nenhum livro do autor, mas fiquei curiosa!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Dani! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro, e me surpreendi bastante pela sua resenha. Tô curiosa pra ler ele!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  11. Parece bem forte e interessante essa história.. com um mistério.. gostei da indicação :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani,
    Eu gosto muito do Raphael, já li um livro dele e fui surpreendida. Não é um gênero que me atraia sempre, mas reconheço o trabalho incrível do autor.
    Aliás, deixa eu te falar que escrever comentários no seu blog (preto e branco), é tão gostosinho. HAHAHAHAHAHAHA Acho que meu TOC se acalma com o contraste que fica, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Eu amo o jeito como ele escreve. *-*
      Menina, eu pensei em mudar esse fundo, mas também me dá uma paz. hahaha
      Beijo

      Excluir
  13. Não conhecia o livro nem o autor e apesar de não ser um género que eu aprecio muito, parece ser uma história interessante. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!!
      Apesar de não ser seu gênero preferido, eu realmente recomendo a leitura. :)
      Beijo

      Excluir
  14. Oi, Dani.
    Já vi outras resenhas sobre outros livros desse autor, que realmente parece bem talentoso.
    O enredo dessa obra me deixou bem curioso, pois não é muito comum.
    Gosto de livros de investigação policial e esse parece nesse estilo, apesar de ter algo de terror.
    Faltou mais detalhes, mas entendo que acabaria dando spoilers.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego!
      Eu acho complicado falar sobre alguns livros, porque tudo acaba sendo spoiler e os livros de Raphael Montes são bem assim. haha
      Beijo

      Excluir
  15. Ahhhhh sua resenha me deixou louca demais pra ler! Eu adoro esses livros que saem do comum e literatura brasileira ainda, meu deus <3 Obrigada pela indicação!
    beijos.
    http://amandatelo.com/blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Que bom que você gostou da indicação. Tomara que você goste do livro também!^^
      Beijo

      Excluir
  16. OOOOOI

    eu tenho uma tendência a gostar deste tipo de temática. Sabendo que é de um autor nacional, me dá mais vontade ainda de ler. Acho que tem muita gente boa no brasil que faz trabalhos incríveis e a gente precisa conhecer, né? já quero de verdade!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!
      Eu tenho buscado muito autores nacionais e tenho me surpreendido positivamente. Apesar do Raphael Montes estar bem famosinho, tem muito escritor bom por aqui que infelizmente não tem a mesma oportunidade.
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário